Filmes Clássicos: Advogado do Diabo

Um suspense sufocante e atemporal
Título: Advogado do Diabo
Ano: 1997
Gênero: Suspense / Envolvente
Plataforma: HBO Max.

Sinopse: um dedicado advogado vence mais uma difícil e improvável causa nos tribunais, chamando a atenção de uma empresa de Nova Iorque que lhe oferece uma proposta irrecusável de emprego, mudando completamente sua vida.

Antes de mais nada: nunca assistiu esse filme? Se não, vai assistir antes de ler o restante, pois acho que vou estragar a sua experiência.

Advogado do Diabo. Um clássico filme de suspense e um singelo flerte no terror, com excelentes e famosos atores e uma história absolutamente sufocante. Essa maravilha foi lançada em 1997 e provavelmente nunca se tornará obsoleto, por tratar de um assunto tão interessante, de uma maneira simbólica e reflexiva.

Na modesta opinião desse ser ignorante que vos fala, os filmes que abordam o tema demonologia (ou O Diabo, se assim perferirem) e que não são explícitos na encenação, são os melhores. Sendo mais direto: filmes que abordam o cramunhão são mais interessantes quando não são demonstrados com possessões demoníacas explícitas, com corpos se quebrando (e/ou voando) e pescoços girando em 360 graus. Antes que me xinguem, eu AMO O Exorcista, tá?

Advogado do Diabo aborda esse tema com maestria. O mistério é construído com calma e o suspense vai crescendo em doses bem calculadas até que o espectador esteja completamente imerso na trama. A possessão propriamente dita, não existe. O diabo está lá como um encosto, observando, planejando, manipulando e conduzindo suavemente os próximos passos.

Al Pacino dá um show de encenação à todo instante. Cada vez que aquele homem aparece na tela, é certeza de que ocorrerá uma cena memorável. Possui uma presença poderosa, acompanhada de uma voz arranhada e forte, se encaixando perfeitamente no papel do Diabo. Não podíamos esperar nada menos de um ator que simplesmente brilhou em Poderoso Chefão, Scarface e Perfume de Mulher, né?

Keanu Reeves no papel do advogado, faz um esforço tremendo em suas atuações. Na maior parte do tempo, entrega excelentes performances, em outras horas me pareceu pobre nas expressões, mas é um excelente ator. Na minha opinião, esse papel encaixaria como uma luva ao sr. Johnny Depp. Mas é só a minha opinião, claro.

A história é excelente. Andamento perfeito. O mistério é construído aos poucos. Nenhuma cena é dispensável. Tudo se encaixa perfeitamente. O suspense vai se formando aos poucos, saindo de um ambiente amoroso até uma total angústia e perdição, fazendo o espectador sentir vontade de fazer parte daquilo tudo de alguma forma.

Minha única reclamação é a respeito do nome do filme. O Advogado Do Diabo (Devil’s Advocate) é spoiler demais, na minha opinião. Se fosse somente O Advogado, seria mais interessante e traria ainda mais mistério na trama proposta. Mas paciência…

O final é genial, maravilhoso e reflexivo. O espectador fica com o sentimento de que por mais que lute para trilhar o melhor caminho, sempre existirão tentações que tocarão em sua vaidade, tentando desviar seus objetivos.

Enfim, é um clássico dos anos 90 que nunca será esquecido. Se você nunca assistiu, está mais do que na hora.

By:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: