
Título: Uma Noite de Crime
Ano: 2013
Gênero: Terror / Gore
Plataforma: Netflix
Sinopse: O ano é 2022. Um novo governo americano aposta em uma estratégia para reduzir os índices de violência e pobreza: 1 noite por ano onde todo o tipo de crime é permitido (expurgo).
Primeira coisa que eu digo: gosto desse primeiro filme da franquia Uma Noite de Crime e já o assisti várias vezes. Pensei muito se eu deveria reassisti-lo e comentar à respeito, pois já fui xingado no meu Twitter por falar que essa franquia é fraca.
Bom, pra começar vou contar um pouco mais da história do filme: Se passa na casa de um vendedor de sistemas de segurança para casas. Esse cara é o protagonista da história e é interpretado pelo excelente ator Ethan Hawke. O sistema de segurança visa proteger as casas nos dias de expurgo e somente pessoas ricas que conseguem adquiri-lo (óbvio). No dia do expurgo, seu filho acaba desbloqueando o sistema para dar abrigo à um rapaz que gritava por ajuda na rua. Um grupo de jovem burgueses, que utilizam o expurgo como justificativa para eliminar minorias, percebe que esse refugiado consegue abrigo na casa da família do vendedor, e passa a ameaçar a família para que libertem o refugiado, senão invadirão a casa.
A história em si é interessante. A primeira vez que li a sinopse desse filme, fiquei muito empolgado, pois a ideia é brilhante. É um nicho de oportunidades para falar sobre muitos problemas sociais e injustiças. E o filme fala sobre essas injustiças sim, mas muito POUCO. Acaba de preocupando mais em desenrolar a situação de uma maneira bem óbvia e clichê. Os plots, embora inesperados em alguns momentos, são fracos e ruins. O diretor foca em dar aparência no grupo de burgueses, utilizando máscaras e agindo como completos retardados psicopatas em uma tentativa frustrada de assustar o espectador de maneira visual. No geral, quero dizer que o diretor da foco em detalhes que não agregam, de maneira que se torne um filme mais comercial, com o intuito de fazer grana fácil com um filme manjado.
Em contrapartida, mesmo sem se esforçar muito, o filme permite que o espectador tenha diversas reflexões à respeito de injustiças sociais num nível básico: quem é rico sobrevive à tudo com certa tranquilidade, e quem é pobre luta para sobreviver.
Enfim, é um filme razoável e bem fácil de assistir. Poderia ser mais polêmico e provocativo. De qualquer forma, gosto dele e reassisto sempre que posso.
Bem que eu gostaria de desenrolar mais sobre o assunto de injustiças sociais aqui nesse post, mas infelizmente a situação atual da humanidade não permite mais uma discussão ética e democrática sobre nenhum assunto. É briga na certa! Cada dia mais parece que nosso país caminha para uma guerra civil entre esquerda e direita. Não existem mais seres humanos, somente tribos rivais de alienados políticos.
Boa sorte pra nós.
2 respostas para “Uma Noite de Crime”
[…] Um ano após (2023) o episódio que ocorre no primeiro filme, uma nova noite de expurgo começa. Dessa vez 5 pessoas desconhecidas precisam lutar pelas suas […]
CurtirCurtir
[…] curiosidade que deixei de mencionar é que desde o primeiro filme da franquia somente o rapaz que sobrevive ao se refugiar na casa do vendedor de seguros é quem […]
CurtirCurtir