Uma Noite de Crime

Título: Uma Noite de Crime
Ano: 2013
Gênero: Terror / Gore
Plataforma: Netflix

Sinopse: O ano é 2022. Um novo governo americano aposta em uma estratégia para reduzir os índices de violência e pobreza: 1 noite por ano onde todo o tipo de crime é permitido (expurgo).

Primeira coisa que eu digo: gosto desse primeiro filme da franquia Uma Noite de Crime e já o assisti várias vezes. Pensei muito se eu deveria reassisti-lo e comentar à respeito, pois já fui xingado no meu Twitter por falar que essa franquia é fraca.

Bom, pra começar vou contar um pouco mais da história do filme: Se passa na casa de um vendedor de sistemas de segurança para casas. Esse cara é o protagonista da história e é interpretado pelo excelente ator Ethan Hawke. O sistema de segurança visa proteger as casas nos dias de expurgo e somente pessoas ricas que conseguem adquiri-lo (óbvio). No dia do expurgo, seu filho acaba desbloqueando o sistema para dar abrigo à um rapaz que gritava por ajuda na rua. Um grupo de jovem burgueses, que utilizam o expurgo como justificativa para eliminar minorias, percebe que esse refugiado consegue abrigo na casa da família do vendedor, e passa a ameaçar a família para que libertem o refugiado, senão invadirão a casa.

A história em si é interessante. A primeira vez que li a sinopse desse filme, fiquei muito empolgado, pois a ideia é brilhante. É um nicho de oportunidades para falar sobre muitos problemas sociais e injustiças. E o filme fala sobre essas injustiças sim, mas muito POUCO. Acaba de preocupando mais em desenrolar a situação de uma maneira bem óbvia e clichê. Os plots, embora inesperados em alguns momentos, são fracos e ruins. O diretor foca em dar aparência no grupo de burgueses, utilizando máscaras e agindo como completos retardados psicopatas em uma tentativa frustrada de assustar o espectador de maneira visual. No geral, quero dizer que o diretor da foco em detalhes que não agregam, de maneira que se torne um filme mais comercial, com o intuito de fazer grana fácil com um filme manjado.

Em contrapartida, mesmo sem se esforçar muito, o filme permite que o espectador tenha diversas reflexões à respeito de injustiças sociais num nível básico: quem é rico sobrevive à tudo com certa tranquilidade, e quem é pobre luta para sobreviver.

Enfim, é um filme razoável e bem fácil de assistir. Poderia ser mais polêmico e provocativo. De qualquer forma, gosto dele e reassisto sempre que posso.

Bem que eu gostaria de desenrolar mais sobre o assunto de injustiças sociais aqui nesse post, mas infelizmente a situação atual da humanidade não permite mais uma discussão ética e democrática sobre nenhum assunto. É briga na certa! Cada dia mais parece que nosso país caminha para uma guerra civil entre esquerda e direita. Não existem mais seres humanos, somente tribos rivais de alienados políticos.

Boa sorte pra nós.

By:

Posted in:


2 respostas para “Uma Noite de Crime”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: