O EXORCISTA – A SÉRIE

Amazon Prime

Olá meus amigos fãs do horror, terror e sobrenatural!

Resolvi falar sobre uma série de terror que, depois de relutar contra todas as forças, resolvi dar uma chance.

Não falarei de episódios específicos e tentarei não dar spoilers, porém preciso falar da trama para dar a minha avaliação.

Para começar, não é tão decepcionante quanto O Nevoeiro (Netflix), porém não chega a ser bom e perde a mão do suspense com detalhes e intrigas desnecessárias. A série tenta, de alguma forma, juntar a história do primeiro filme e dar uma continuidade no futuro, porém com outros padres.

O que eu não gostei é que o primeiro filme se esforça (e consegue) para deixar o espectador extremamente horrorizado por tudo o que está acontecendo. O clima vive tenso e incerto, além do terror visual extremo. Porém a série caminha diferente, tentando ser inovadora, mas não passa de um seriado feito para adolescentes da geração anos 2000. Explora demais a intimidade dos personagens, sem precisar, além de quebrar totalmente a premissa do que deveria ser O Exorcista. Quando um filme ou seriado é feito para agradar uma determinada geração, produzindo cenas onde somente um determinado grupo/geração irão se identificar com isso, podemos concluir que está fadado à falência e ao esquecimento com o tempo.

Filmes e seriados podem se passar em uma determinada época, mas a grande arte é fazer com que qualquer geração se identifique com a história. Uma obra cinematográfica deve ser atemporal para fazer sucesso para sempre. É assim que o filme entra e fica para a história. Afinal de contas estamos na segunda década dos anos 2000 e porque será que amamos tanto assistir Stranger Things que se passa nos anos 80?

Os atores e atrizes são fracos também, com poucas expressões e atuações muito amadoras. É difícil se identificar com qualquer personagem. Nenhum deles consegue cativar o espectador. Geralmente isso acontece pelo resultado da soma de roteiro e atuações fracas.

Os efeitos especiais são muito bons. Não conseguem incomodar como O Exorcista de 1973, mas fazem um bom trabalho e fazem valer a pena nesse sentido. A trama como um todo é repetitivo e pega carona até mesmo no seriado Supernatural.

Agora tem uma coisa que achei fantástica! Muito bom mesmo! A forma que o demônio se aproxima de sua vítima e como uma possessão vai acontecendo aos poucos, isso é simplesmente genial e maravilhoso. Só assistindo para entender do que estou falando. Mostra o demônio como realmente um encosto, numa perspectiva diferente e muito interessante, fazendo mais sentido do que o original O Exorcista que as coisas simplesmente acontecem e não mostram o que acontece por trás das cortinas (o que é genial também). O Exorcista em 1973 não tenta explicar tanto o como e o porque da possessão, já o seriado explica como aconteceu mais detalhadamente e como é um processo de possessão e porque a entidade se aproxima. É diferente e muito legal e bem feito. Vale a pena nesse sentido.

Sendo breve, O Exorcista a série, tenta se ambientar em nossa atualidade e falha nesse sentido. Fica claro a tentativa de ambientação somente por fins lucrativos. Pra mim arte e business não deveriam se misturar. Uma boa arte nem sempre é reconhecida na hora, mas viverá para sempre na mente das pessoas e sempre será lembrada. Uma arte feita para ganhar dinheiro é como uma banda musical de um único sucesso. Ganha muito dinheiro por um ano, não tem mais ideias e criatividades e simplesmente desaparece da lembrança das pessoas. Existe uma linha tênue entre fazer arte e ganhar dinheiro. Como unir as duas coisas?

Em contra partida, o seriado tem seus momentos interessantes e soube criar alguns elementos diferentes de histórias comuns de possessão. Ainda acho que vale a pena assistir e criar as próprias opiniões sobre o assunto.

Minha nota: 3 bloody stars.

Até breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s